
A metáfora da bike
Aprender a andar de bicicleta. Uma metáfora sobre o aprendizado.
O aprendizado, visto de um modo simplista, ocorre quando as memórias são criadas em nosso cérebro. São conexões entre neurônios que vão criando caminhos. Esses caminhos são percorridos e ativados quando buscamos as informações. Dentro desse processo, emoções fortes (boas ou más) vão favorecer o fortalecimento dessas memórias, tornando-as mais facilmente alcançáveis na hora em que as procuramos. Além das emoções, o uso repetido de algum conhecimento vai torná-lo cada vez mais rápido de ser localizado…mais ou menos como uma gaveta bagunçada onde você guardou um pequeno objeto. Por mais bagunçada que ela esteja, você sabe exatamente onde o guardou.
Resumindo: precisamos garantir que o conteúdo que queremos adquirir, seja usado ativamente. Nas línguas, usar ativamente significa falar e escrever. A metáfora da bike entra em cena nesse contexto. Quando você entra num curso e divide espaço com 10, 15 ou 20 alunos, é fácil imaginar que alguém vai ficar sem poder praticar; a final de contas, enquanto um fala, os demais escutam… é como entrar num curso para aprender a andar de bicicleta. Você vai ter que sentar e pedalar se quiser aprender. Agora imagina se você entra num curso e tem 20 pessoas na sua sala, mas apenas uma bike. E aí? Você vai ter que esperar a sua vez, e terá pouco tempo (ou nenhum tempo) de praticar. Sacou?
Assim sendo, dê preferência para aulas particulares ou em pequenos grupos, para que você possa “montar na bike” e sair “pedalando” no idioma que quiser.