

A Intencionalidade pode ser o que você está precisando para sair do “eu entendo tudo o que você diz” e entrar no universo da fluência. Eu explico: o processo de aprendizagem ou aquisição de qualquer conhecimento, mesmo não dependendo da intenção, é altamente influenciado por ela. Da mesma forma que você frita um peixe com a intenção de comê-lo, ou lava uma fruta pelo mesmo motivo.
A sua intenção, muito provavelmente, não é apenas aprender a falar uma língua. Você talvez queira poder participar de reuniões no trabalho, ou viajar e poder se virar sozinho(a), assistir filmes, ouvir músicas e entender o que dizem, etc.
Pensando dentro do processo de aprendizado, a sua intenção pode se traduzir no fato de não apenas receber conhecimento através da leitura ou da escrita. Se trata de pensar a todo momento no motivo de adquirir aquele conhecimento. O que você pode fazer com isso? Uma palavra nova, uma expressão, um tempo verbal… Qualquer coisa pode e precisa ter um motivo. A partir daí o componente emocional deixa de ser um fator limitante, e passa a servir de motivação. No mais, não deixe de treinar várias vezes aquilo que vc estiver tentando aprender. Dessa forma você garante que as memórias sejam fortalecidas, e que vai acessá-las rapidamente quando precisar delas durante uma conversa.
Lembre-se disso na sua próxima experiência de aprendizado.